» Escolha alimentar ajuda na prevenção do câncer

De cada 100 casos de câncer registrados em países em desenvolvimento, como o Brasil, 20 são originados por alimentação inadequada. Os dados são do Instituto Nacional de Câncer (INCA), do Ministério da Saúde.

Entre os alimentos que favorecem o crescimento desordenado das células, gerando ação agressiva e inadequada sobre tecidos e órgãos, características que determinam o câncer, encontram-se os alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para o consumo ou para aquecer.

Formulados com grande quantidade de sódio e conservantes, contendo alto teor de gordura saturada e submetidos ao processo de defumação, os alimentos ultraprocessados, caso dos embutidos, podem provocar o surgimento de cânceres de estômago e intestino, como cólon e reto.
Por motivos similares, bebidas açucaradas e alcoólicas, de alto teor calórico e industrializadas, promovem o aumento do peso e as chances de desenvolvimento de câncer.

Isto significa que as escolhas alimentares são, em muitos casos, determinantes para uma vida com mais saúde. Uma dieta rica em alimentos naturais, que envolva verduras, legumes, frutas, cereais integrais e feijões, é capaz de prevenir o surgimento do câncer.

Esta é a razão pelo qual a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de, no mínimo, cinco porções ou 400 gramas por dia de alimentos in natura, sendo duas porções de frutas e três de verduras e legumes sem amido, como cenoura e berinjela. A porção deve ser o equivalente à quantidade que caiba na palma da mão.

Outra recomendação da OMS é restringir o consumo de sal a, no máximo, 2 gramas por dia – lembrando que 2 gramas já estão naturalmente presentes nos alimentos. Uma forma de superar o mau hábito é incorporar o manjericão, orégano, coentro e outras ervas naturais no tempero da comida e utilizar como salgante natural o Sal sem Sódio da Humalin.

No caso do açúcar, a sugestão do INCA é habituar-se às bebidas feitas com fruta natural e combinar sucos de frutas azedas com doces. Já no lanche, substituir os produtos industrializados por queijos brancos, saladas e pastas preparadas com grãos ou vegetais.

Além da composição natural de açúcares e sal, os alimentos naturais ajudam no controle de peso e, consequentemente, a reduzir a gordura corporal, cujo excesso contribui para a formação e a progressão de diversos tipos de cânceres.

Isto porque, como explica o Inca, o excesso de gordura corporal provoca alterações hormonais e um estado inflamatório crônico que estimulam a proliferação celular e inibem a apoptose (morte programada das células).

Na Humana Alimentar, o cliente encontra amplo portfólio que auxilia na saúde digestiva, na melhoria do trânsito intestinal, na atuação das células para melhor absorção dos nutrientes contidos nos alimentos, além de opções saudáveis de salgantes e substitutos do açúcar. Conheça nossos produtos em https://lojahumanaalimentar.com.br/o-que-deseja/saude-digestiva.html.

Humana Alimentar © 2019 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento e Hospedagem