» Obesidade é fator de risco para o câncer de próstata

Obesidade é fator de risco para o câncer de próstata

A obesidade é um dos fatores de risco para o câncer de próstata, causa de morte para 26,8% da população masculina acometida por neoplasias malignas, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Nesse tipo de câncer, doença caracterizada pelo crescimento desordenado das células e de ação agressiva sobre tecidos e órgãos, o impacto se dá sobre a próstata, glândula do sistema reprodutor masculino que fica abaixo da vesícula, afetando a produção de esperma e a capacidade de urinar.

São sintomas do câncer de próstata: a vontade de urinar com frequência, a presença de sangue na urina e no sêmen, dores ao urinar e dores ósseas.

Tais manifestações, no entanto, somente aparecem quando a doença está em estágio avançado, o que reduz as possibilidades de tratamento e amplia a mortalidade entre o grupo acometido por esse tipo de câncer.

Por essa razão, autoridades de saúde criaram o Novembro Azul, evento mundial de alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, que na América Latina é pouco realizado por conta da cultura machista e do tabu em torno do exame de toque retal, que avalia o tamanho, a textura e a forma da próstata.

Na maioria dos casos, é o exame de toque retal que ajuda a diagnosticar a doença, predominantemente assintomática em seu estágio inicial de desenvolvimento, quando há 90% de chances de cura.

Daí a recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia para que homens a partir de 45 anos, com casos na família, ou a partir dos 50 anos incluam na rotina anual a visita ao urologista, para realização da prevenção ao câncer de próstata.

Outros cuidados preventivos envolvem a prática de atividade física regular e a manutenção do peso. Isto ajuda a evitar a obesidade, cuja distribuição irregular de gordura no organismo afeta a circulação sanguínea, o funcionamento de outros órgãos e a produção celular, que pode ocasionar o câncer.

Controlar o peso, bem como realizar alimentação equilibrada e saudável associada à atividade física, reduz de forma significativa os riscos para o desenvolvimento de câncer e de outros problemas, como pressão alta, diabetes e até mesmo apneia.

Na Humana Alimentar, que integra a rede de apoio à divulgação do Novembro Azul, é possível encontrar produtos que auxiliam no emagrecimento e na saúde do homem. Conheça nosso portfólio em https://lojahumanaalimentar.com.br/o-que-deseja/emagrecer.html.

Humana Alimentar © 2019 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento e Hospedagem