» Fibras, os "carboidratos do bem"

Uma alimentação que promova saudabilidade e equilíbrio energético deve incluir fibras. Presentes nas frutas, cereais, hortaliças e leguminosas, elas ajudam a manter o corpo ativo.

Isto acontece porque as fibras são carboidratos não absorvíveis pelo organismo. A tentativa do corpo em ‘quebrar’ suas estruturas, de um lado, fornece energia para a atuação das células do organismo e, de outro, gera resíduos que auxiliarão no trânsito intestinal.

Por formarem a parte não digestível de alguns alimentos e servirem de fonte de energia, as fibras são chamadas de ‘carboidratos do bem’.

Há dois tipos de fibras. As solúveis, que são aquelas que se dissolvem na água e desaceleram a digestão, o que propicia sensação de saciedade por fornecerem energia de forma gradativa, contribuindo para a manutenção do nível de glicose no sangue. E as insolúveis, por oposição, que aceleram a passagem dos alimentos pelo intestino, auxiliando no trânsito intestinal.

Combinar fibras solúveis e insolúveis, portanto, é estratégia indicada para a manutenção da saúde. Além disso, favorece a regularidade intestinal, evitando a constipação e a diarreia, e reduz os níveis de colesterol no sangue.

Entre as frutas com ótimo índice de fibras solúveis encontram-se maçã, pera, laranja, morango e banana. Já as fibras insolúveis estão presentes nos cereais integrais, como arroz e trigo, e em hortaliças como brócolis, repolho, cebola, couve e espinafre. Cevada, abóbora, ervilha, aveia, quinoa e chia também são alimentos ricos em fibras.

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