» Alimentação é importante para evitar ossos frágeis

Os ossos são responsáveis por sustentar o corpo e proteger os órgãos internos. Essa estrutura também permite aos músculos atuarem em conjunto com tendões e ligamentos, favorecendo ao corpo executar ações determinadas pelo cérebro.

Formados ainda durante o útero por meio da combinação de vários minerais, entre eles o cálcio, fósforo e magnésio, e estimulados a crescer por meio de hormônios como a calcitocina, o estrogênio e a testosterona, os 206 ossos do corpo humano têm como características a rigidez e a densidade.

Nas mulheres, a densidade óssea, também chamada de massa óssea, aumenta de forma progressiva até os 30 anos, quando atinge seu vigor. Depois, diminui gradualmente até os 50 anos, em média.

Sob o efeito da redução dos hormônios, por conta da menopausa, as mulheres passam a sofrer com a degradação óssea. Fatores como tabagismo, consumo de álcool, alimentação pobre em cálcio e vitamina D, ausência de exposição ao sol e sedentarismo, além de predisposição genética, podem acentuar essa perda.

A perda de densidade, quando maior do que a formação óssea, leva à osteoporose, caracterizada por ossos frágeis e porosos. Cerca de 25% das brasileiras com mais de 50 anos têm a doença, segundo estimativa da Fundação Internacional de Osteoporose. Nos homens, a média é de 10%.

A prática de exercícios, a reposição de estrogênio, a exposição ao sol antes das 9h e após às 16h e a incorporação de alimentos fontes de cálcio e vitamina são formas de minimizar a perda da densidade óssea.

Outra maneira é realizar a suplementação de cálcio, magnésio e vitamina D, o que deve ser avaliado pelo profissional de saúde.

Há inúmeras soluções de suplementação disponíveis no mercado. A Humana Alimentar, com o objetivo de atender as demandas nutricionais de cada fase da vida da mulher, reuniu algumas delas em sua ação Mulher de Fases.

Os produtos promocionais da ação Mulher de Fases estão disponíveis em https://lojahumanaalimentar.com.br/mulher-de-fases.

Humana Alimentar © 2019 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento e Hospedagem