» Nutrição ajuda corpo no processo de cicatrização

Os nutrientes são fundamentais para o funcionamento do corpo humano. Quando em quantidade insuficiente, as respostas orgânicas tornam-se limitadas e, por vezes, insuficientes. É assim também em relação à cicatrização.
O processo, caracterizado por uma série de ações moleculares, envolve diversas fases: formação de células de defesa, produção de fatores de coagulação, proliferação dos fibroblastos (base para a composição de fibras, colágenos e tendões) e células epiteliais, que revestem superfícies externas e cavidades internas.
Em todas essas etapas, os nutrientes se fazem necessários para a atuação celular. Carboidratos, proteínas e gorduras, assim como vitaminas e minerais, são fundamentais para a cicatrização, contribuindo para a restauração dos tecidos e para o combate de radicais livres, frequentes em lesões.
Estudos indicam que pacientes desnutridos têm três vezes mais chances de apresentar complicações cirúrgicas, como redução na defesa imunológica, retardo da cicatrização da ferida operatória e infecção da ferida operatória, podendo levar a maior tempo de hospitalização, entre outros impactos.
O estado nutricional, portanto, é fator de relevância quando se considera intervenções cirúrgicas, pós-cirúrgicos e feridas crônicas, razão pelo que o acompanhamento com profissional da área de Nutrição é importante.
A esse profissional caberá a avaliação sobre a necessidade de incorporação de alimentos específicos ou, ainda, de suplementação. Neste caso, as opções são inúmeras, como hipercalóricos, hiperproteicos, para pacientes com disfagia ou oncológicos, para fortalecer a imunidade, entre outras finalidades.
A Humana Alimentar conta com amplo portfólio de apoio ao profissional de saúde e ao cliente final, pois sabe sobre a importância da terapia nutricional e o impacto que a correta utilização de dietas enterais e suplementos nutricionais resulta na vida do paciente. É também por essa razão que mantém um setor de curativos, com produtos para prevenção e tratamento de feridas.
Conheça mais em nosso site: www.lojahumanaalimentar.com.br e conte com nossa equipe para esclarecimentos e orientações.

Humana Alimentar © 2019 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento e Hospedagem