» Estabeleça metas para melhorar a alimentação


Para muitas pessoas, final de ano é sinônimo de correria, pressa para concluir tarefas e entrar zerado na nova etapa que se inicia. Para outras é refletir sobre o que passou e já começar a pensar em metas para 2020. Se este é o seu caso, a Humana Alimentar te convida a incluir objetivos para melhorar a qualidade da sua alimentação no próximo ano.
São 10 ações, simples e que podem ser incorporadas de maneira gradativa. Vamos a elas?

1. Não pular refeições. Fazer ao menos 3 refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia.

2. Incluir diariamente 6 porções do grupo de cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas) e tubérculos (batatas e raízes como mandioca), preferencialmente em sua forma integral e natural.

3. Comer diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

4. Comer feijão com arroz, pelo menos, 5 vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.

5. Consumir todos os dias 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos.

6. Consumir, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina e reduzir a quantidade de consumo de gorduras trans.

7. Evitar refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação.

8. Diminuir a quantidade de sal na comida e retirar o saleiro da mesa.

9. Evitar consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio), como hambúrguer, charque, salsicha, linguiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.

10. Beber pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia, preferencialmente nos intervalos das refeições.

A esses dez objetivos acrescente como bônus saudável a prática de pelo menos 30 minutos de atividades físicas todos os dias. Evite consumir álcool e não fume. E, por fim, procure manter o peso dentro dos limites saudáveis.
Executar essas ações fará com que, ao final de 2020, certamente você conclua agregou mais qualidade e saúde a sua vida.

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