» Alimentar-se bem vai muito além da comida

Alimentar-se bem vai muito além de realizar uma alimentação que equilibre carboidratos, proteínas e lipídios em meio às refeições diárias. Diz respeito a escolhas, que vão dos alimentos que irão para sua casa até locais e horários para se comer.
Quando se pensa nessas escolhas, um elemento importante deve ser considerado: afetividade. Isto mesmo que você leu! Alimentar-se é um ato de amor, que se expressa no autocuidado e no cuidado com o Outro.
Ao refletir sobre o impacto que a alimentação tem sobre nossa saúde e daqueles que amamos, estamos adicionando afeição às escolhas alimentares. Se não queremos que o excesso de gordura, sal, açúcar contribua para o surgimento ou agravamento de doenças crônicas não transmissíveis, estamos expressando amor por meio da alimentação.
Quer ver outra forma de indicar esse cuidado? Quando você orienta seus filhos a terem uma alimentação variada e evita que eles passem muitas horas na frente da televisão ou de celulares, computadores e tablets, para que o corpo deles perceba de forma consciente a ingestão de comida, você indica que é importante ficar atento aos sinais orgânicos.
O mesmo se dá quando você valoriza os momentos de refeição em família e entre amigos, organizando a mesa em local limpo, agradável, longe de pontos de distração, permitindo que todos comam tranquilos e conversem. Horas como essas resultam em memórias afetivas positivas relacionadas à comida.
Ir à feira, fazer atividade física junto, estimular conversas positivas durante as refeições, lembrar da importância do consumo de água e a manutenção do peso (sem neuras) são outras formas de alimentar bem o corpo.
Que tal começar 2020 com escolhas alimentares afetivas? Nutra-se de autocuidado! Feliz Novo Ano!

Humana Alimentar © 2020 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento e Hospedagem