» No Carnaval, brinque no bloco da Nutrição!

O Carnaval é uma das festas mais populares do Brasil. Com origem que data da Antiguidade, inicialmente para celebração de divindades e, posteriormente, associado ao período que antecede à Páscoa, esse evento sempre teve relação com a alimentação - e em um sentido amplo.
Em um primeiro momento, nutriam-se as alegrias da carne e, depois, o espírito. Isso está expresso na própria palavra "Carnaval", de origem da expressão latina "carnis levalis", ou seja, "retirar a carne".
Da fartura da comida ao jejum, o Carnaval também está associado à alegria, à coletividade, à música e à dança, ganhando contornos específicos em cada país ou região em que a festa é realizada.
No caso do Brasil, do ponto de vista da alimentação, também são observados alguns excessos. Mas por que não aproveitar esse momento para bem nutrir o organismo, preparando-o para os dias da folia e para depois da festa, a fim de encarar o ano com energia e disposição?
Se você quer pular no bloco da Nutrição, fique atento a algumas dicas:
- Cuide da hidratação: beba água, água de coco, chás gelados e sucos de frutas, intercalando-os. Não beba somente quando tem sede.
- Incorpore frutas e pequenas porções de castanhas nos lanches entre as refeições, para ampliar a ingestão de vitaminas e minerais, fundamentais para as ações químicas celulares.
- Exclua da alimentação alimentos gordurosos, super ou ultraprocessados, como embutidos e frituras.
- Prefira os alimentos in natura ou pouco processados.
- Dê preferência para as refeições feitas em casa.
- Faça da refeição um momento sagrado, de partilha e convivência, sem peso da pressa e do estresse, assim você saboreia melhor o alimento e o organismo o aproveita melhor enquanto nutriente.
- Não consuma álcool, cigarro e entorpecentes, que criam situações artificiais de satisfação. Busque a alegria dentro de você!
Fica aqui o convite de toda a equipe de Nutrição da Humana Alimentar, que está preparando uma superpromoção para acompanhar o antes, durante e depois da folia. Fique de olho em nossas redes sociais!
Ótimo fevereiro a todos!

Humana Alimentar © 2020 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento e Hospedagem