» Dieta clínica enteral | Tire suas dúvidas | Humana Alimentar

Dúvidas sobre dieta enteral? A Humana Alimentar esclarece as principais dúvidas sobre esse assunto. Confira!

A dieta enteral é um método simples e seguro que tem por objetivo a manutenção do estado nutricional adequado de pessoas impossibilitadas de receber alimentação via oral. 

Essas dietas podem ser administradas por sistema aberto ou fechado, ajudando indivíduos com problemas no aparelho digestivo, de deglutição ou com quadros de desnutrição ou alimentação insuficiente

A seguir, esclarecemos as principais dúvidas sobre o tema.  

 

Como funciona o sistema aberto?

O sistema aberto é composto por dieta, frasco de administração e equipo gravitacional. Em geral, esse tipo de dieta tem apresentação em embalagem tetrapak com tampa de rosqueamento, para facilitar o manuseio.   

 

Como devo conservar a dieta de sistema aberto?

Após abertura e fracionamento, a dieta oral do tipo sistema aberto deve ser conservada em geladeira por 24 horas.  

 

Como a dieta aberta deve ser administrada? 

A cada administração, a dieta aberta deve ser retirada da geladeira, transferida para um frasco descartável e aguardar até atingir temperatura ambiente ou fazer um leve banho-maria para prevenir diarreia por temperatura fria.  

 

Como funciona o sistema fechado?

O sistema fechado é composto por dieta e equipo gravitacional 2 vias (dieta e água). Nesse tipo de sistema, a dieta tem apresentação em embalagem com conector para equipo, pronta para uso. Nesse caso, a embalagem não necessita ser aberta. Também pode ser administrada por  bomba de infusão e equipo,  próprios para administração desse tipo de sistema.  

 

Como devo conservar a dieta de sistema fechado?

Após conexão com o equipo, a dieta de sistema fechado permanece em temperatura ambiente até o consumo total da dieta e não deve ultrapassar 24 horas após a sua conexão. Como não entra ar no sistema, não há risco de contaminação por variações de temperatura.   

 

Quais cuidados devo ter ao manusear a dieta enteral?

Como se tratam de produto de saúde, administrar a dieta enteral requer alguns cuidados, tais como: verificar o prazo de validade do produto, lavar as mãos com água e sabão antes de iniciar o manuseio; limpar a embalagem e a parte externa da sonda com gaze e álcool; administrar a dieta em temperatura ambiente, com o paciente sentado ou a cabeceira da cama elevada a 45 graus.   

 

Todas as dietas enterais são iguais?

Não, não são iguais. Há diferentes fórmulas de dieta enteral, tendo em vista que a alimentação via oral deve ser adequada às necessidades nutricionais de cada paciente. Entre as soluções de dieta enteral disponíveis no mercado e que você encontra na Humana Alimentar, estão: normocalórica, normocalórica com fibras, hipercalórica, hipercalórica com fibras, hiperproteica, hiperproteica com fibras, hipercalórica e hiperproteica, hipercalórica e hiperproteica com fibras, pediátrica, para oncologia, problemas hepáticos, problemas intestinais, entre outros.  

 

Em caso de dúvida, consulte os atendentes da Humana Alimentar. Nossa equipe é treinada para orientar você a respeito de soluções nutricionais que permitam a melhoria do cuidado em saúde, qualidade de vida e bem-estar para cada necessidade nutricional específica. Conte conosco!

Siga nossas redes sociais e acompanhe as novidades. 

Loja Virtual 

Instagram 

Facebook 

Telefone de contato - 0800 941 7171



Humana Alimentar, nossa marca é a vida!

Humana Alimentar © 2020 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento e Hospedagem