» Cirurgia bariátrica e acompanhamento nutricional | Humana Alimentar

Cirurgia bariátrica deve ter acompanhamento nutricional

Cerca de 424 mil pessoas se submeteram à cirurgia bariátrica no Brasil entre os anos de 2011 e 2018. Os dados são da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão ligado ao Ministério da Saúde.


A intervenção, que consiste na alteração da anatomia do estômago para tratamento de obesidade e doenças metabólicas, é indicada para pessoas com diabetes tipo 2 (diagnosticado há menos de 10 anos), índice de massa corporal (IMC) superior a 30 kg/ m²; ter mais de 30 anos e no máximo 70 anos de idade; dispor de parecer médico que aponte resistência ao tratamento clínico com antidiabéticos orais e/ou injetáveis, mudanças no estilo de vida; e tenha comparecido ao endocrinologista por, no mínimo, dois anos.


Tais indicações foram definidas pelo Conselho Federal de Medicina, que recomenda, ainda, que o paciente autorizado a realizar a cirurgia bariátrica tenha acompanhamento médico, nutricional e psicológico antes e depois da realização dessa intervenção.
No caso do profissional de Nutrição, seu papel é fundamental para auxiliar na reeducação alimentar do paciente bariátrico, cuja capacidade de absorção de nutrientes é alterada.


Um dos efeitos é a diminuição nos níveis de vitaminas e minerais pelo organismo, o que pode motivar a adoção de suplementação de polivitamínicos. Outra mudança se dá na maior frequência de picos glicêmicos, o que pode envolver a orientação para substituição de alimentos que promovam redução no trânsito intestinal.


As orientações, dada as características e os casos que variam de uma pessoa para outra, devem ser feitas de forma individualizada, a fim de garantir a eficiência na prescrição e adoção da dieta alimentar pelo paciente bariátrico.


Para atender pacientes que irão passar ou se submeteram à cirurgia bariátrica, a Humana Alimentar conta com amplo portfólio de soluções nutricionais, que estão disponíveis em nossas oito lojas ou podem ser encontrados em nossa loja virtual.  


E se você se interessou pelo assunto, ouça o podcast Helô Apresenta sobre o tema Cirurgia Bariátrica. Nele, a consultora nutricional Helô entrevista o médico cirurgião gastroenterologista Paulo Jaziel Pittelli, membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, e a nutricionista clínica Carla Herculano de Ornelas Barbosa, especializada em cuidados nutricionais metabólicos pré e pós cirurgia bariátrica.

Para ouvir gratuitamente, basta acessar nossa página no Spotify ou na Anchor FM.

Humana Alimentar © 2021 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento e Hospedagem